Apontamentos para o Uso de Técnica Projetiva em Pesquisas de Marketing
Informações
Código: EMA291
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 04 - Teoria, Epistemologia e Métodos de Pesquisa em Marketing
Autores
Ana Cristina Ferreira (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFLA - Universidade Federal de Lavras) ana-cristina18@hotmail.com
Fernanda de Aguiar Zanola (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFLA - Universidade Federal de Lavras) fernanda18az@gmail.com
Luiz Guilherme Rodrigues Antunes (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFLA - Universidade Federal de Lavras) luguiantunes@yahoo.com.br
Resumo
O objetivo deste trabalho é auxiliar no desenvolvimento de pesquisas, na área de marketing, que prevejam o uso de técnicas projetivas. Partes de um processo de pesquisa, com uso de técnica projetiva, acerca de como a identidade vegana influencia estilos de consumos de modo que produzem uma relação de extensão do self/eu, é descrita. Buscou-se também fazer um breve histórico e conceituação da técnica projetiva, bem como a operacionalização da mesma, em que foi descrito quando esta técnica deve ser aplicada e os motivos mais condizentes para seu uso. Ademais, descreve-se como a técnica projetiva se constitui quanto a duração e número de participantes, local, papel do entrevistador, roteiro de aplicação, condução da técnica e, brevemente, a análise dos dados coletados, bem como a realização de pré-teste como forma de adequação do instrumento de coleta de dados. Por fim, algumas limitações, vantagens e desvantagens da técnica projetiva são elencadas.
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