EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Compreendendo a Mediação das Plataformas Digitais na Economia Compartilhada


Informações

Código: EMA285
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 10 - Inovação, Tecnologia e Interatividade

Autores

Alexandre Borba da Silveira (Prog de Pós-Grad em Admin/Área Escola de Gestão e Negócios – PPGAdm/UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) alexandre.silveirars@gmail.com
Norberto Hoppen (Prog de Pós-Grad em Admin/Área Escola de Gestão e Negócios – PPGAdm/UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) norbertoh@unisinos.br

Resumo

Resumo Uma das lacunas nos estudos sobre marketing e sistemas de informações é compreender como ocorrem as relações de troca e interações entre os consumidores, prestadores de serviço e artefatos tecnológicos, as plataformas digitais. Neste sentido, este estudo tem como objetivo propor um modelo teórico para compreender como ocorrem as relações de troca e interações entre os indivíduos, no âmbito da Economia Compartilhada (EC), quando mediadas pelas plataformas tecnológicas digitais. Dada a complexidade inerente a esse contexto, utilizou-se a Teoria Ator-Rede (TAR) para melhor entender a mediação que se estabelece. Adotou-se um caso ilustrativo para exemplificar a proposta. Como resultado verificou-se que a TAR apoia a análise das mediações, tanto as contradições e relações híbridas estabelecidas nas conexões quanto às contradições emergentes das induções. Também se apontam caminhos para pesquisas futuras, visando uma melhor compreensão do fenômeno. Palavras Chave: Economia Compartilhada; Mediação; Plataformas; Teoria Ator Rede.

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