Antecedentes do Desempenho de Vendedores no Varejo: Importância do Relacionamento Vendedor-Marca e do Apego à Marca do Varejista
Informações
Código: EMA278
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 08 - Gestão do Varejo e de Canais de Marketing
Autores
Clodoaldo Lopes Nizza Junior (Prog de Mestr e Dout em Admin da FACE/FUMEC - Universidade FUMEC) clodoaldo@fumec.br
Cid Goncalves Filho (Prog de Mestr e Dout em Admin da FACE/FUMEC - Universidade FUMEC) cid@fumec.br
Flavia Braga Chinelato (Prog de Mestr e Dout em Admin da FACE/FUMEC - Universidade FUMEC) flaviachinelato@gmail.com
Resumo
A relação entre consumidor e a marca é amplamente apresentada na literatura, mas
poucos estudos exploram a relação entre o vendedor e as marcas de varejistas. Com o objetivo
de entender os antecedentes do desempenho de vendedores do varejo, este trabalho integra de
forma inédita os conceitos de e Salesperson–Brand Relationship (SBR) e Salesperson-Brand
Attachment (SBA). Neste sentido, foi realizado uma survey com 206 vendedores. Por se tratar
de uma das primeiras pesquisas que busca desenvolver um modelo integrativo do
relacionamento vendedor-marca e suas consequências, o trabalho demonstra relações
significativas entre SBR e SBA, da satisfação no trabalho e do comprometimento no
desempenho de vendedores. Neste sentido, o trabalho contribui para esclarecer as relações entre
relacionamento com marcas e desempenho me vendas.
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