Apenas uma Composição Visual? A feminilidade naturalizada e simbolicamente consumida
Informações
Código: EMA277
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 03 - Cultura e Consumo
Autores
Carlos Bruno Alves Ribeiro (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) carlosbaribeiro@hotmail.com
Resumo
Esse artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um estudo que buscou, por meio do discurso, trazer à baila questões que transpassam a esfera simbólica do consumo com o intuito de apreender e discorrer os aspectos inerentes aos significados e as representações imersas no contexto cultural e social que por sua vez atravessam as noções de sujeito, identidade, gênero e sexo. Foram analisados discursivamente, por intermédio da função enunciativa, os aspectos representativamente visuais e simbólicos refletidos na imagem feminina “naturalizada” e reproduzida performaticamente em peças publicitárias veiculadas para as companhas de Natal veiculadas em três shoppings de Belo Horizonte. Dessa forma, foram problematizados os modelos representados midiaticamente nas campanhas publicitárias, suscitando questões que se referem aos estigmas, aos estereótipos, aos grupos e minorias marginalizadas que, por vezes, divergem do “padrão dominante”, excluindo a diversidade de gênero, sexualidade, etnia, raça, classe social e cultural presente nas formações da sociedade.
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