EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Uma Escala para Mensuração da Percepção de Benefícios Conscientes nos Produtos


Informações

Código: EMA273
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade

Autores

Maximiliano Gonetecki De Oliveira (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Economia, Admin e Contab – PPGA/FEA/USP - Universidade de São Paulo) max@magox.com.br
ZAKI AKEL SOBRINHO (Centro de Pesq e Pós-Grad em Admin – CEPPAD/UFPR - Universidade Federal do Paraná) zakiakel@yahoo.com.br
Pedro Steiner (Prog de Mestr e Dout em Admin – PMDA/UP - Universidade Positivo) pedrosteiner@ufpr.br

Resumo

Este artigo tem o objetivo de estudar a existência de uma terceira dimensão de benefícios nas ofertas decorrente da percepção dos consumidores de atributos conscientes. Para tanto é construída e testada uma escala multidimensional de avaliação de atributos percebidos nos produtos. Foi utilizada a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, com amostra não probabilística de 521 indivíduos. A escala foi testada com suporte da Modelagem de Equações Estruturais para validar as três dimensões de benefícios. Foi descoberto que os consumidores da amostra reconhecem atributos sustentáveis nos produtos, sugerindo a existência de uma motivação de consumo diferente das reconhecidas hedônica e utilitária.

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