Afinal, o que é Gastronomia de Luxo ou Gourmet? Um Estudo com Consumidores, Chefs de Cozinha e Gerentes de Restaurantes
Informações
Código: EMA263
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor
Autores
Débora Oliveira Verbena (Administração -Graduação/ESPM - Esc Sup de Prop e MKT de São Paulo/Ass Esc Sup de Prop e MKT) deboraverbena@gmail.com
Laís Kosloski Rosario (Administração -Graduação/ESPM - Esc Sup de Prop e MKT de São Paulo/Ass Esc Sup de Prop e MKT) laiskrosario@gmail.com
Eduardo Eugênio Spers (Prog de Mestr e Dout em Admin em Gestão Internacional/Dout e Mestr em Admin - PMDGI/ESPM - Esc Sup de Prop e MKT de São Paulo/Ass Esc Sup de Prop e MKT) edespers@usp.br
Renata Fernandes Galhanone (Prog de Mestr e Dout em Admin em Gestão Internacional/Dout e Mestr em Admin - PMDGI/ESPM - Esc Sup de Prop e MKT de São Paulo/Ass Esc Sup de Prop e MKT) renatagalhanone@gmail.com
Resumo
O objetivo do estudo foi caracterizar como a gastronomia de luxo ou gourmet é entendida pelos seus consumidores, chefs de cozinha e gerentes de restaurantes. A primeira etapa, empírica, foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com seis profissionais do ramo, os quais não acreditam que há diferença no conceito de comidas de luxo e gourmet; a qualidade da comida, o ambiente e o atendimento foram citados como fatores que influenciam esse tipo de experiência. Na segunda etapa, com 20 consumidores e utilizando a TCIP e o método Laddering, apontou que os consumidores de alimentos de luxo ou gourmet foram descritos de forma similar e fatores iguais influenciam essas pessoas; a tendência de “gourmetização” pode ser algo negativo; a sofisticação é a primeira ideia que vem à mente e que os benefícios dessa comida são o prazer de estar apreciando o prato e a experiência que ela envolve.
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