EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Consumo Conspícuo: Perspectiva de Fidelização do Consumidor LGBT no Setor de Turismo Brasileiro


Informações

Código: EMA249
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor

Autores

Ernanda Gabrielly da Silva Vasconcelos (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) nanda.gaby@hotmail.com
Laura Maria Aguiar Costa (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) laura.aguiar27@gmail.com
Mayara Raquel de Assis Maia (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) mayararmaia@gmail.com
Pollyana Soares Alves Palmeira (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) pollyanasoares.adm@gmail.com
José Carlos de Lacerda Leite (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) carloslleite@gmail.com

Resumo

Em um mercado cada vez mais competitivo, além de valorizar a satisfação do cliente, deve-se investir em sua fidelização. Baseando-se nisso, o presente estudo tem como objetivo avaliar a fidelização dos consumidores LGBT, face à Teoria do Consumo Conspícuo, destacando o setor de turismo brasileiro, respaldando-se no modelo de Hyun e Han (2015). Para tanto, aplicou-se uma pesquisa do tipo survey, utilizando questionário direcionado ao público LGBT em todo o Brasil, obtendo-se a amostra de 101 respondentes, dentre 21 estados brasileiros. Pôde-se observar que a fidelização do consumidor LGBT em determinada marca de turismo e, por consequência, sua propensão a pagar um preço maior está relacionado, principalmente, a fatores conspícuos como o status que as viagens proporcionarão, a percepção de outros consumidores, uma vez que traz visibilidade ao viajante, e ao sentimento de bem-estar e realização por estar usufruindo desses serviços.

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