Reinventando o Cotidiano: Uma Análise de Práticas de Consumo de Idosos Sob a Ótica de Michel de Certeau
Informações
Código: EMA243
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 03 - Cultura e Consumo
Autores
FERNANDA GUARNIERI (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA/UEM - Universidade Estadual de Maringá) FERNANDAMGUARNIERI@GMAIL.COM
Francisco Giovanni David Vieira (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA/UEM - Universidade Estadual de Maringá) fgdvieira@uem.br
Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender como a frequência às Academias ao Ar Livre (AALs) por parte dos idosos molda suas práticas de consumo e (re)inventa o cotidiano dos mesmos. Como suporte teórico, dialogamos de forma interdisciplinar entre estudos de cultura de consumo e pós-modernismo com a teoria das práticas cotidianas, de Michel de Certeau. A pesquisa é de natureza qualitativa e as informações foram coletadas por meio de observação participante e entrevistas com 24 idosos frequentadores de AALs. As análises seguiram a concepção da pesquisa interpretativista para organização e categorização das informações. A frequência à AAL revelou-se como ponto de partida para a (re)invenção do cotidiano dos idosos. Essa (re)invenção do cotidiano ocorre a partir de novas práticas de consumo que emergem por meio dos desdobramentos de uma nova dinâmica de vida dos mesmos. Ao final indicamos nova possibilidade de investigação teórica em estudos de consumo relacionados com práticas.
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