EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Validação da Escala Perceived Financial Well-Being no Contexto Brasileiro


Informações

Código: EMA241
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 04 - Teoria, Epistemologia e Métodos de Pesquisa em Marketing

Autores

Mateus Canniatti Ponchio (Prog de Mestr e Dout em Admin em Gestão Internacional/Dout e Mestr em Admin - PMDGI/ESPM - Esc Sup de Prop e MKT de São Paulo/Ass Esc Sup de Prop e MKT) mateus.ponchio@gmail.com
Rafaela Almeida Cordeiro (Prog de Mestr e Dout em Admin em Gestão Internacional/Dout e Mestr em Admin - PMDGI/ESPM - Esc Sup de Prop e MKT de São Paulo/Ass Esc Sup de Prop e MKT) ralmeidacordeiro@gmail.com
Virginia Nicolau Goncalves (Prog de Mestr e Dout em Admin em Gestão Internacional/Dout e Mestr em Admin - PMDGI/ESPM - Esc Sup de Prop e MKT de São Paulo/Ass Esc Sup de Prop e MKT) virginianicolau@gmail.com

Resumo

A compreensão dos fatores que afetam o bem-estar financeiro dos indivíduos é um tópico atual e relevante nas literaturas de comportamento do consumidor, finanças comportamentais e psicologia econômica. Múltiplas causas têm sido apontadas como antecedentes do bem-estar financeiro, que, por sua vez, é um importante componente do bem-estar geral do indivíduo. A correta mensuração empírica desse construto é essencial para o teste de hipóteses e avanço da literatura sobre o tema. Nesse sentido, neste artigo, validamos a escala Perceived Financial Well-Being de Netemeyer et al. (2018) no Brasil. A escala original, com dez itens divididos nas dimensões futuro e presente, tem seus itens traduzidos para o Português e sua validade de conteúdo verificada. As propriedades psicométricas do instrumento de medida são analisadas a partir de uma amostra de 1.027 indivíduos e avaliadas como adequadas em termos de dimensionalidade, consistência interna, e validades de construto, discriminante, de critério e nomológica.

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