Bourdieu em Marketing: Estado da Arte e Agenda de Pesquisa
Informações
Código: EMA239
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 04 - Teoria, Epistemologia e Métodos de Pesquisa em Marketing
Autores
Karin Borges Senra (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA/UEM - Universidade Estadual de Maringá) karinbsenra@gmail.com
Francisco Giovanni David Vieira (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA/UEM - Universidade Estadual de Maringá) fgdvieira@uem.br
Resumo
Diante da aplicabilidade dos conceitos de Bourdieu para a produção em Marketing e da escassez de estudos dessa natureza, este trabalho apresenta um panorama dos estudos em Marketing que utilizam Bourdieu nos últimos 10 anos, e com base nesses resultados desenvolve uma agenda de pesquisa na área. No levantamento realizado foram encontrados 46 artigos. Como principais resultados verifica-se que os estudos realizados se situam amplamente na área de consumo, possuem predominância de metodologias qualitativas, com entrevistas e observação como principais formas de coleta de dados, e análise interpretativa, hermenêutica e de discurso, como principais procedimentos de análise de dados, bem como destacam temas sociais e políticos nos contextos de Marketing. Diante dos resultados são feitas proposições de pesquisa, tanto aproveitando a consolidação dessas formas já realizadas, quanto apresentando o potencial que os conceitos de Bourdieu possuem para a pesquisa em Marketing.
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