PRIVAÇÕES DE CONSUMO INFANTIL NA POBREZA RELATIVA
Informações
Código: EMA236
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade
Autores
Mayara Muniz de Oliveira (CAD/Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e FAFIC/Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras) mayaramunizoliveira@gmail.com
Rita de Cássia de Faria Pereira (Programa de Pós Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes) rita_faria@yahoo.com
Resumo
O objetivo do artigo é analisar as privações de consumo infantil na pobreza relativa, entendendo seu contexto e implicações. Na pesquisa empírica foram entrevistados 46 indivíduos (23 crianças e seus respectivos responsáveis). Na coleta de dados também foi empregada a técnica projetista de produção de desenhos pela criança como suporte na realização das entrevistas. Os resultados indicam que as crianças sofrem privações relacionadas a bens e serviços essenciais como saúde, educação e habitação e supérfluos como entretenimento e brinquedos. Em decorrência de tais privações as crianças sofrem consequências emocionais e sociais, enfrentadas por meio da reorientação emocional.
Palavras-chave: Pobreza. Privação de Consumo. Consumo Infantil.
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