EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Práticas Contemporâneas de Marketing na Perspectiva Relacional no Setor de Serviços Profissionais


Informações

Código: EMA232
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 06 - Marketing de Serviços, de Relacionamento e de Vendas

Autores

Lenoir Hoeckesfeld (Prog de Pós-Grad em Admin/Cursos de Mestr Acad em Admin e Dout em Admin e Turismo/UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) leno.adm@gmail.com
Aléssio Bessa Sarquis (Prog de Pós-Grad em Admin/Curso de Mestr em Admin – PPGA/CMA/UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina) alessio.sarquis@unisul.br
Gérson Tontini (Prog de Pós-Grad em Admin/Centro de Ciências Sociais Aplic – PPGAd/CCSA/FURB - Universidade Regional de Blumenau) gersontontini@gmail.com
André Torres Urdan (Prog de Pós-Grad em Admin/Mestr e Dout Acadêmico - PPGA/UNINOVE - Universidade Nove de Julho) andre.urdan@gmail.com

Resumo

Práticas contemporâneas de marketing focalizam o processo de relacionamento com clientes. O estudo analisou práticas contemporâneas de marketing de empresas de serviços profissionais, na perspectiva relacional, segundo o modelo de Coviello, Brodie e Munro (1997). Trata-se de estudo descritivo, na forma de survey, com questionário auto-administrado e participação de 146 empresas; os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatística descritiva e análise de cluster. Os resultados revelaram que as empresas de médio e grande porte utilizam relativamente mais práticas contemporâneas de marketing; que as métricas de desempenho mais utilizadas são satisfação de clientes, conquista de clientes, crescimento de vendas e lucratividade; e que sete clusters de empresas foram identificados. O estudo contribuiu para ampliar o conhecimento sobre o tema, ao examinar as diferenças estatísticas e os clusters de empresas.

Abrir PDF