EMA 2018

Trabalhos Apresentados


REVISÃO CRÍTICA DA ABORDAGEM TEÓRICA DA PERCEPÇÃO DE CROWDING EM AMBIENTES DE CONSUMO


Informações

Código: EMA222
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor

Autores

Izabelle Quezado (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA/UNIFOR - Universidade de Fortaleza) izabellequezado@gmail.com
Heber José de Moura (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA/UNIFOR - Universidade de Fortaleza) heberm@unifor.br

Resumo

Diante da representatividade e constante evolução teórica da investigação em torno do comportamento do consumidor em situação de alta densidade, este trabalho se propõe a desenvolver uma revisão crítica da produção científica, brasileira e internacional, em percepção de crowding. São apresentadas as principais incoerências entre as bases teóricas e as pesquisas subsequentes no que tange a conceituação, dimensionalidade e procedimentos de mensuração do construto. Traz-se, ainda, um sumário teórico de percepção de crowding, sendo, elencadas, as variáveis antecedentes, consequentes, moderadoras e mediadoras que compõem os principais modelos testados na literatura. Por fim, o artigo aponta diretrizes para a abordagem do tema em pesquisas futuras.

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