EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Água suja também lava: uma análise do desperdício de água sob a perspectiva de marketing social


Informações

Código: EMA219
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade

Autores

Joice dos Santos Alves (Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) joicealvesgba@gmail.com
Luana Patrícia da Silva (PGPCI/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) admluanapatricia@gmail.com
Guilherme Nunes Araújo (Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas /UFPB - Universidade Federal da Paraíba) guinunes98@hotmail.com
Stephanie Ingrid Souza Barboza (PGPCI/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) stephanieisb@gmail.com

Resumo

RESUMO: Este estudo objetivou compreender os elementos que influenciam o consumo e o desperdício da água potável por parte dos indivíduos. O referencial teórico discute elementos sobre o marketing social e o consumo de água potável, além de debater sobre a redução do desperdício de água. A metodologia adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. As entrevistas ocorreram entre os meses de novembro de 2017 e janeiro de 2018, no qual foram entrevistados 35 indivíduos residentes no Nordeste. Como resultados, pode-se afirmar que os indivíduos adotam estratégias de consumo para amenizar o desperdício de água, entretanto observa-se que há a necessidade de incentivos governamentais para disseminar conhecimentos práticos e teóricos a respeito do consumo consciente da água potável. PALAVRAS-CHAVE: Marketing social; Consumo de água; Reutilização.

Abrir PDF