Os Diferentes Níveis de Simbolismo no Ato de Presentear em um Contexto de Relação Amorosa
Informações
Código: EMA216
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 03 - Cultura e Consumo
Autores
Bruno Medeiros Ássimos (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) bruno.assimos@gmail.com
Marcelo de Rezende Pinto (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) marcrez@hotmail.com
Georgiana Luna Batinga (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) georgianaluna@yahoo.com.br
Gustavo Tomaz de Almeida (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG) gustavo.almeida@uemg.br
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar como questões simbólicas permeiam o ato de presentear em um contexto de relação amorosa. Para isso, na revisão da literatura lançou-se mão do arcabouço teórico já desenvolvido por autores adeptos da Consumer Culture Theory no que tange às discussões do campo do ato de presentear. Partindo de uma vertente interpretativista de pesquisa, a coleta de dados baseou-se na realização de entrevistas em profundidade com quinze indivíduos com no máximo dois anos de relacionamento amoroso. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. O resultado da análise culminou na elaboração de uma representação gráfica na qual foram apresentados quatro diferentes níveis de presentes, cujas diferenças foram devidamente discutidas. As conclusões do trabalho sugerem pontos importantes para se avançar no entendimento de diversas questões simbólicas do ato de presentear.
Abrir PDF