EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Os 4 pilares da Comunicação Integrada de Marketing- Uma Revisão Conceitual dos Últimos 10 anos


Informações

Código: EMA214
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 09 - Gestão de Produtos, Marcas, Comunicação e Preço

Autores

Antonio Carlos Pisicchio (PPGADM - EMCC/UFPR - Universidade Federal do Paraná) acpisicchio@gmail.com
Paulo Morilha Lanzarini Gomes (PPGADM - EMCC/UFPR - Universidade Federal do Paraná) paulomorilha@gmail.com

Resumo

A comunicação integrada de marketing (CIM) tem sido estudada desde a década de 1980, porém, ainda apresenta discussões conceituais. Uma das obras que estuda este tema é o artigo Revisiting the IMC construct: A revised definition and four pillars por Jerry Kliatchko, que introduz novas ideias, estabelece diretrizes para o desenvolvimento do conceito e temáticas para pesquisas futuras. O presente artigo retoma esse trabalho e objetiva analisar o desenvolvimento dos conceitos e temáticas de pesquisa, além de destacar novas tendências de pesquisa relacionadas a CIM e à duas correntes conceituais, a tradicional, chamado de organizational-driven IMC e a consumer driven IMC, que coloca o consumidor como criador de valor. Foi desenvolvida uma revisão bibliográfica dos artigos sobre CIM na última década. Conceitos e práticas foram observados nas pesquisas da organizational IMC, e a busca pela conceitualização e o uso de mídias sociais são as tendências da consumer-driven IMC

Abrir PDF