Transformative Consumer Research (TCR): o que já se Discutiu nas Produções Acadêmicas Nacionais e Internacionais?
Informações
Código: EMA208
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade
Autores
Gustavo Tomaz de Almeida (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) gustavo.almeida@uemg.br
Bruno Medeiros Ássimos (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) bruno.assimos@gmail.com
Georgiana Luna Batinga (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) georgianaluna@yahoo.com.br
Marcelo de Rezende Pinto (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) marcrez@hotmail.com
Resumo
Em 2018, completam-se 13 anos que o termo TCR foi apresentado para acadêmicos de Marketing. Neste contexto, o objetivo deste ensaio teórico é indicar em que ponto avançaram as produções nacionais e internacionais que fizeram uso da TCR, de 2005 até fevereiro de 2018. Nessa tarefa, recorremos as produções nacionais (em periódicos e nos congressos EnANPAD, SEMEAD, EMA, ENEC, ESPM e AdCONT; além de teses e dissertações), bem como as internacionais (congresso bianual da TCR e artigos disponíveis na Springer Link, SAGE, Elsevier, Emerald Insight; Taylor & Francis; Portal de Periódicos CAPES e EBSCO). Como principais resultados, encontramos 42 produções nacionais, embora mais de ¼ tenha a mesma pesquisadora como primeira autora e 21 trabalhos concentram-se na pessoa com deficiência. Opostamente, a produção internacional percebe outros públicos vulneráveis, o que abre espaço para investigações futuras. Como contribuições, mapear o campo pode ajudar os pesquisadores brasileiros a consolidarem a abordagem transformativa.
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