A Vulnerabilidade do Consumidor no Mercado do Morrer
Informações
Código: EMA204
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade
Autores
ROSANA OLIVEIRA DA SILVA (Mestr e Dout Acad em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Ciências Sociais Aplicadas - PPGA/ECSA/UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio) rooliveira28@bol.com.br
Denise Franca Barros (Mestr e Dout Acad em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Ciências Sociais Aplicadas - PPGA/ECSA/UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio) denise.fb@globo.com
Resumo
O objetivo do artigo é investigar a vulnerabilidade do consumidor no mercado do morrer com especial atenção a quais elementos do mercado podem causar, aprofundar e/ou influenciar a existente vulnerabilidade na gestão da morte (Walter, 2005), isto é, na contratação de produtos e serviços funerários, cemiteriais etc. Coletamos dados por meio de entrevistas semiestruturadas com prestadores de serviços e consumidores, observação netnográfica não participante em grupos do facebook e matérias de mídia factual. Os dados foram tratados usando análise de conteúdo. Os resultados demostram que o mercado contribui para a vulnerabilidade, pela falta e retenção de informações, pelas falhas e imperfeições existentes no mercado, pelos preços exorbitantes praticados, bem como diante de agentes persuadirem consumidores e se aproveitam da fragilidade e da falta de conhecimento dos mesmos. O mercado causa, influencia e aprofunda a vulnerabilidade e embora existam instâncias legais cabíveis, o consumidor parece passivo frente ao quadro.
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