A CONSUMIDORA-PROTAGONISTA: MOTIVAÇÕES PARA O CONSUMO DO PARTO HUMANIZADO
Informações
Código: EMA197
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 03 - Cultura e Consumo
Autores
LAIR BARROSO ARRAES ROCHA SILVA (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA/UEM - Universidade Estadual de Maringá) lair_rocha@hotmail.com
Olga Maria Coutinho Pepece (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA/UEM - Universidade Estadual de Maringá) opepece@gmail.com
Resumo
Paralelamente ao crescimento da procura de produtos e serviços mais saudáveis cresce a percepção de que o consumo destes se dá também por suas funções simbólicas. Baseando-se nos estudos que tratam do comportamento do consumidor, da motivação para o consumo e da Teoria das Cadeias Meios-Fins (MEC), buscou-se compreender a motivação para o consumo do parto humanizado. Esta pesquisa qualitativa utilizou-se da técnica laddering para entrevistar 32 mulheres. O grande número de atributos, consequências e valores identificados, revelou como complexa a estrutura que caracteriza a perspectiva cognitiva destas consumidoras. Através dos resultados conclui-se que os principais valores que norteiam a decisão de compra são “a segurança”, “a auto direção” e “a realização”, isto implica que estas mulheres são guiadas prioritariamente por valores de natureza individual visando, primeiramente, sua satisfação.
Abrir PDF