Gestão Contemporânea de Marketing: um Olhar pelos Executivos no Brasil
Informações
Código: EMA188
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 05 - Estratégias de Marketing e Marketing Internacional
Autores
Luciana Faluba Damázio (Prog de MestrProf em Admin: Gestão Contemporânea das Organizações/FDC - Fundação Dom Cabral) luciana.faluba@fdc.org.br
Carlos Alberto Gonçalves (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD/UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e Prog de Mestr e Dout em Admin da FACE/FUMEC - Universidade FUMEC) carlos@face.ufmg.br
João Luiz Soares (Prog de MestrProf em Admin: Gestão Contemporânea das Organizações/FDC - Fundação Dom Cabral e Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD/UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) joaoluizsoares@yahoo.com.br
Helena Belintani Shigaki (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD/UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) belintanihs@gmail.com
Resumo
O atual ambiente concorrencial brasileiro apresenta desafios importantes para a Gestão de Contemporânea de Marketing nas empresas. Partindo desse pressuposto, este artigo tem por objetivo identificar os antecedentes do desempenho superior da empresa frente ao seu mercado. O estudo possui abordagem qualitativa, no qual foram realizadas 16 entrevistas em profundidade com executivos de marketing, com experiência em grandes empresas no Brasil. Para análise dos dados, foi utilizado elementos da Grounded Theory e Análise de Conteúdo, que permitiu um retorno à literatura para fundamentar os achados desse estudo. Como resultado, foram encontradas seis categorias que contribuem para o desempenho superior da empresa: Gestão de Cliente, Gestão de Pessoas, Gestão de Negócio, Gestão de Mercado, Cultura da Inovação e Transformação Digital.
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