Determinantes do Voto em João Dória nas Eleições Municipais de 2016 na Cidade de São Paulo
Informações
Código: EMA184
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 04 - Teoria, Epistemologia e Métodos de Pesquisa em Marketing
Autores
Mário Lucas Heimbecher (Bacharelado em Marketing/USP - Universidade de São Paulo) mario.heimbecher@usp.br
George Bedinelli Rossi (Bacharelado em Marketing/USP - Universidade de São Paulo) gbrossi@usp.br
Resumo
Tendo como referência o modelo teórico de determinantes do voto presidencial nas eleições de 2010, proposto por Nicolau (2014), o presente artigo apresenta uma análise de variáveis determinantes do voto em João Dória, nas eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo. A análise dos dados, por meio da utilização da técnica de regressão logística binária, identificou como determinantes do voto em João Dória a religião e a avaliação da gestão municipal anterior, sendo esta última, a variável de maior influência sobre a decisão do eleitor. Com base nos resultados observados, o artigo propõe-se a uma sucinta discussão sobre o papel dos modelos conceituais de decisão de voto no desenvolvimento teórico e prático do marketing político.
Abrir PDF