A Influência das Características dos Gestores nas Capacidades da Empresa.
Informações
Código: EMA181
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 05 - Estratégias de Marketing e Marketing Internacional
Autores
Shirlei Miranda Camargo (PPGADM/UFPR - Universidade Federal do Paraná) shirleicamargo@terra.com.br
Juliana Conceicao Noschang da Costa (PPGADM/UFPR - Universidade Federal do Paraná) julianacncosta@gmail.com
Ana Maria Machado Toaldo (PPGADM/UFPR - Universidade Federal do Paraná) anatoaldo@hotmail.com
Karina De Dea Roglio (PPGADM/UFPR - Universidade Federal do Paraná) karinaroglio@gmail.com
Simone Regina Didonet (PPGADM/UFPR - Universidade Federal do Paraná) didonetsimone@gmail.com
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a influência das características dos gestores na relação entre capacidade absortiva (ACAP) e capacidade arquitetural de marketing (CAM) e desta no desempenho já que as empresas (e academia) constantemente estão em busca de melhores resultados. Para isto, realizou-se uma pesquisa com gestores de marketing de indústrias brasileiras, resultando em 343 questionários válidos. Os dados foram tratados no AMOS e mostraram que a ACAP influencia direta e positivamente a CAM que impactará positivamente no desempenho. Também foi comprovada a moderação do tempo que o gestor está na empresa e no setor na relação ACAP-CAM. Assim, contribui-se teoricamente ao reforçar ligações propostas e inserir o elemento humano no modelo, haja vista que, apesar de sua relevância, é muitas vezes desconsiderado. Como contribuição prática, ressalta-se a importância das capacidades nas empresas e o fato de que gestores, com mais experiência (setor e empresa), precisam ser valorizados.
Abrir PDF