Comportamento do Consumidor em Relação a Produtos Sustentáveis: uma Revisão Sistemática de Literatura
Informações
Código: EMA172
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade
Autores
Luciana Faluba Damázio (Prog de MestrProf em Admin: Gestão Contemporânea das Organizações/FDC - Fundação Dom Cabral) luciana.faluba@fdc.org.br
Leonardo Antunes Nogueira Coutinho (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD/UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) leonardoanc@hotmail.com
Helena Belintani Shigaki (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD/UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) belintanihs@gmail.com
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura sobre o comportamento do consumidor em relação aos produtos sustentáveis, a fim de identificar os fatores que interferem no comportamento do consumidor em prol da sustentabilidade e, definir os atributos de sustentabilidade, bem como a percepção do consumidor, que enquadram um produto como sustentável. A revisão sistemática de literatura foi conduzida em fontes acadêmicas e bases practitioners, totalizando vinte e duas bases consultadas. Como resultado, foram identificados doze fatores de influência nas práticas de sustentabilidade no comportamento do consumidor de produtos sustentáveis (ambiente, idade, nível educacional, classe econômica, gênero, consciência, preocupação com a própria imagem, emoção, legislação, acesso à informação, confiança e hábito) e sete em relação aos atributos e percepção do consumidor acerca de sustentabilidade (eco-friendly, garantia de origem, saúde do consumidor, fair trade, teste em animais, recicláveis e ingredientes naturais).
Abrir PDF