EMA 2018

Trabalhos Apresentados


PROPOSTA DE MODELO BASEADO NA LÓGICA DOMINADA POR SERVIÇO E NO MODELO HIERÁRQUICO GERAL PARA O GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS SOCIAIS


Informações

Código: EMA164
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade

Autores

Agnaldo Keiti Higuchi (Mestrado Profissional em Administração Pública/Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD/UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) agnaldo.higuchi@ufvjm.edu.br
Ricardo Teixeira Veiga (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD/UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ricardo.necc@gmail.com

Resumo

Nesse trabalho buscou-se elaborar um modelo para orientar gestores de programas em Marketing Social baseado na Lógica Dominada por Serviço-SDL, que postula que o valor não está no produto, e sim definido pelo beneficiário do serviço, pois é cocriado na integração de recursos de diferentes atores. Após pesquisa bibliográfica, elaborou-se modelo conceitual que foi testado empiricamente junto à amostra de estudantes dos cursos noturnos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Uma vez efetuada a coleta de dados via aplicação de questionários, a análise dos dados revelou que os traços de personalidade que influenciam a cocriação de valor são: abertura a experiências, amabilidade, introversão, necessidade de recursos materiais, necessidade de aprendizado e número de interações. Com base nestas informações é possível criar estratégias de programas sociais, diferenciadas pelo segmento alvo, que podem auxiliar os beneficiários a superar as barreiras à adoção do uso frequente de preservativo.

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