MARKETING E INTERNATIONAL NEW VENTURES: PRINCIPAIS CONCEITOS E SUGESTÕES DE PESQUISAS FUTURAS
Informações
Código: EMA154
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 05 - Estratégias de Marketing e Marketing Internacional
Autores
Isadora Tonet Assad (PPGADM/UFPR - Universidade Federal do Paraná) isadoratonet@gmail.com
Bruna Cescatto Costa (PPGADM/UFPR - Universidade Federal do Paraná) bruna.cescosta@gmail.com
Simone Regina Didonet (PPGADM/UFPR - Universidade Federal do Paraná) didonetsimone@gmail.com
Resumo
O estudo de International New Ventures (INVs) ou empresas Born Globals tem estado em evidência por sua relevância teórica e prática. Por envolver a inserção de empresas em mercados estrangeiros, esse tipo de Pequenas e Médias Empresas se beneficia da aplicação dos conceitos de marketing. Contudo, o corpo de estudos que engloba esses dois temas ainda se apresenta de forma fragmentada, o que impede o desenvolvimento da literatura de marketing na área. O objetivo deste artigo é identificar quais construtos do escopo de marketing têm sido trabalhados no contexto de INVs e destacar as sugestões de pesquisa futura envolvendo esses dois temas. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática, entre os anos 2009 e 2017. Os resultados revelaram que existe potencial de estudo na interseção dessas áreas, tanto em aspectos metodológicos como conceituais e empíricos.
Abrir PDF