EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Preditores do Consumo de Alimentos Orgânicos: Uma Aplicação da Teoria do Comportamento Planejado


Informações

Código: EMA149
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor

Autores

Eluiza Alberto de Morais Watanabe (Departamento de Administração - ADM/UnB - Universidade de Brasília) eluizaw@gmail.com
Thaíssa Velloso Castelo Branc (Departamento de Administração - ADM/UnB - Universidade de Brasília) thaissavelloso@gmail.com
Solange Alfinito (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UnB - Universidade de Brasília) salfinito@unb.br

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar os fatores que influenciam o consumo alimentos orgânicos com a utilização da Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Especificamente, avaliou-se a inserção da confiança do consumidor e da consciência saudável na TCP. Foram aplicados 251 questionários junto aos consumidores. A análise de dados foi feita por meio da Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados mostraram que as Normas Subjetivas, Atitude e Controle percebido influenciam diretamente a intenção de compra e esta, por sua vez, impacta o comportamento dos consumidores. Em contrapartida, a Confiança não foi significativa. A Consciência Saudável impactou a intenção de compra, mas de forma pouco expressiva. Os resultados são discutidos à luz da teoria. A pesquisa contribui para a diminuição da lacuna nacional sobre a utilização da TCP na explicação do consumo de alimentos orgânicos. Além disso, ainda analisa a inserção de mais duas dimensões no modelo. Outras contribuições são discutidas.

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