EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Valor e Poder: Uma Perspectiva de Marketing para Interação entre Valor e Poder na Cocriação de Valor


Informações

Código: EMA145
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 04 - Teoria, Epistemologia e Métodos de Pesquisa em Marketing

Autores

Alcivio Vargas Neto (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduação em Administração/UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) alciviovargasneto@gmail.com
Fernando Bins Luce (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) fbluce@gmail.com

Resumo

O propósito desse trabalho é apresentar a interação entre o poder e o valor no processo de cocriação de valor. Argumenta-se pela pertinência da inclusão do poder nas análises de marketing relacionadas aos mercados B2C, pois pelo entendimento da influência do poder é possível ampliar a compreensão sobre a cocriação. Para isso é apresentada a complexidade da cocriação de valor se destacando que cada uma das partes envolvidas propõe e exige um valor. É então apresentada a questão do poder seguido da sua interação com a cocriação de valor. Apresentam-se como proposições que na cocriação de valor entre duas partes a com maior poder tem condições de garantir a concretização da cocriação mesmo que essa seja desvantajosa ou não atenda a exigência inicial da outra parte. Também é proposto que quando a diferença de poder entre as partes é muito grande a relação entre elas aproxima-se da dominação.

Abrir PDF