EMA 2018

Trabalhos Apresentados


ATÉ DIZER O “SIM”: UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE AFETAM A COMPRA POR IMPULSO DE NOIVAS DURANTE OS PREPARATIVOS DO CASAMENTO


Informações

Código: EMA139
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor

Autores

CAMILA APARECIDA PINTO (Não é vinculada a nenhum programa/UFU - Universidade Federal de Uberlândia) apr_camila@hotmail.com
Renata Monteiro Martins (Mestr e Dout em Admin de Empresas /FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas/Esc de Admin de Empresas de São Paulo) renata_mmartins@hotmail.com

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que influenciam a compra impulsiva de noivas durante os preparativos do casamento. Através de uma revisão da literatura, identificou-se que o encantamento, o consumo conspícuo e a consciência do preço afetam esse comportamento, sendo proposto um modelo teórico, testado por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais com Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). O procedimento de coleta de dados utilizado foi uma survey, obtendo-se 892 unidades amostrais. Duas das três hipóteses propostas foram aceitas, indicando que o encantamento e o consumo conspícuo são fatores que afetam o consumo impulsivo das noivas durante a preparação da cerimônia. Também foi possível identificar relações dos construtos analisados com outras variáveis independentes (como variáveis demográficas). De um modo geral, esta pesquisa apresenta relevantes implicações teóricas e gerenciais em relação ao consumo impulsivo quando se trata de artefatos simbólicos acerca de um rito de passagem.

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