EMA 2018

Trabalhos Apresentados


FATORES CONDICIONANTES DA INTENÇÃO DE DOAR ÓRGÃOS: uma análise sob a ótica do Marketing Social


Informações

Código: EMA138
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade

Autores

Catarina Martins Macêdo (Curso de Mestr Acadêmico em Admin/Unihorizontes - Centro Universitário Unihorizontes) catarinamartins2016@gmail.com
Caissa Veloso e Sousa (Curso de Mestr Acadêmico em Admin/Unihorizontes - Centro Universitário Unihorizontes) caissaveloso@yahoo.com.br

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar e descrever os fatores que mais influenciam a intenção de doar de órgãos, segundo a percepção de residentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A pesquisa classifica-se como descritiva, de caráter quantitativo. Foram coletados 612 questionários, devidamente preenchidos por pessoas com idades acima de 16 anos, favoráveis ou não ao processo de doação de órgãos. Os dados foram tratados por meio da análise descritiva. Os resultados evidenciam que as campanhas realizadas pelo governo são pontuais e não promovem o engajamento da sociedade em prol da causa. A falta de conhecimento sobre o estado de morte encefálica mostrou-se evidente por parte dos familiares, identificando-se também a desconfiança sobre qualquer comunicação que se origine do governo, não importando a causa, o que impacta negativamente nas decisões favoráveis a doação ou na autorização para a doação dos órgãos de entes queridos.

Abrir PDF