Rituais de Consumo de Alimentos entre Consumidores Intolerantes ao Glúten e à Lactose
Informações
Código: EMA133
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 03 - Cultura e Consumo
Autores
Bianca Horn (Graduação em Comunicação Social/ESPM Sul ) bianca.s.horn@gmail.com
Iara Silva da Silva (Graduação em Comunicação Social/ESPM Sul) silva@espm.br
Frederike Monika Budiner Mette (Prog de Mestr e Dout em Admin em Gestão Internacional/Dout e Mestr em Admin - PMDGI/ESPM - Esc Sup de Prop e MKT de São Paulo/Ass Esc Sup de Prop e MKT e ESPM Sul) frederikemette@yahoo.com.br
Liliane Antunes Rohde (Graduação em Comunicação Social/ESPM Sul) lrohde04@gmail.com
Resumo
Este artigo trata dos rituais de consumo de alimentos entre consumidores com intolerância ao glúten e à lactose. Para isso, utiliza uma pesquisa exploratória de vertente qualitativa, que usa entrevistas em profundidade com dez consumidores com intolerância e da análise de conteúdo para interpretar os dados. Dentre os resultados destaca-se que o abandono de produtos que contém glúten e lactose caracteriza um ritual de passagem. As restrições alimentares decorrentes impactam na socialização desses consumidores e originam um ritual de preparação da dieta. Prevalecem os rituais privados – restritos ao lar, com preparação/planejamento rigoroso da ingesta fora desse ambiente. Dentre os artefatos distingue-se a lactase (enzima), embalagem/rótulos dos produtos, vídeos no Facebook e marmita. Não há um roteiro ritual formal. Os consumidores assumem papéis diversos na pesquisa, planejamento e elaboração da dieta. A plateia ritual tende a alterar seus hábitos para relacionar-se com os consumidores intolerantes.
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