O papel dos influenciadores digitais no estilo de vida e consumo de seus seguidores
Informações
Código: EMA128
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor
Autores
Luana Andalécio Rodrigues Couto (PIC-V/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) luanaandalecio@hotmail.com
Paula Karina Salume (PIC-V/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) paulasalume@hotmail.com
Resumo
A presente pesquisa aborda o ambiente de informação do consumidor com o objetivo de compreender se e como os influenciadores digitais ou digital influencers podem influenciar o estilo de vida e o processo de consumo de seus seguidores. Para isso, primeiramente, na etapa teórica, reuniu-se os conceitos sobre influenciadores digitais e sobre o comportamento do consumidor. Na etapa empírica, foi realizado pesquisa netnográfica no ambiente virtual Instagram, bem como entrevista em profundidade com usuários praticantes de atividade física, para observar como ocorrem eventuais influências no estilo de vida e consumo. Após a análise e interpretação dos dados, percebe-se que os seguidores são influenciados pelos digital influencers pela natureza de suas informações, especialmente para consumir e definir seus estilos de vida.
Abrir PDF