Empoderamento de Usuários de Serviços de Saúde por Meio de Tecnologias Móveis (Mobile Health): Proposta de Framework
Informações
Código: EMA123
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 10 - Inovação, Tecnologia e Interatividade
Autores
Gustavo Varela Delgado (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) gutovarela@gmail.com
Rodrigo Baroni de Carvalho (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) rodbaroni@yahoo.com.br
JOSÉ MÁRCIO DE CASTRO (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) josemarcio@pucminas.br
Resumo
A popularização de informação sobre saúde na Internet é acompanhada por uma migração do tipo de dispositivo tecnológico pelo qual se acessa a informação. Com a disseminação de acesso a smartphones, cresce a influência de tecnologias móveis por meio de aplicativos que impactam a experiência e o consumo de serviços de saúde. Para este ensaio teórico, o método utilizado compreendeu a revisão de artigos publicados no portal CAPES sobre comportamento do usuário de serviços de saúde, m-health e cocriação de valor. A principal contribuição deste trabalho é a proposição de framework teórico que aborda as dimensões de empoderamento aplicado ao m-Health com os atributos tecnológicos de m-health e os Estilos de Práticas de Cocriação de Valor para o Cliente (EPCVC). Concluiu-se que estilos de cocriação de valor moderam a relação entre m-health e dimensões de empoderamento, que por sua vez se concretizam a partir de atributos de m-health.
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