Sintetizando a Teoria do Comportamento Planejado no Contexto de Escolhas Alimentares: uma Abordagem Meta Analítica
Informações
Código: EMA115
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor
Autores
Vinicius Antonio Machado Nardi (Prog de Pós-Grad em Admin/Área Escola de Gestão e Negócios – PPGAdm/UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) viniciusamnardi@gmail.com
William Carvalho Jardim (Prog de Pós-Grad em Admin/Área Escola de Gestão e Negócios – PPGAdm/UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) william_carvalho_jardim@hotmail.com
Wagner Junior Ladeira (Prog de Pós-Grad em Admin/Área Escola de Gestão e Negócios – PPGAdm/UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) wjladeira@gmail.com
Fernando de Oliveira Santini (Prog de Pós-Grad em Admin/Área Escola de Gestão e Negócios – PPGAdm/UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) santiniconsultores@gmail.com
Resumo
A teoria do comportamento planejado (TCP) despontou como uma das principais bases teóricas para compreensão das intenções e comportamentos de consumo, com robustos resultados em diferentes tópicos. No contexto de alimentos, o uso da teoria motivou a replicação e extensão do modelo em diferentes circunstâncias. Nós conduzimos uma meta análise com 2497 observações quantitativas em 155 estudos publicados entre 1995 e 2018, em uma amostra cumulativa de 367.994 sujeitos. Os achados da revisão sistemática demonstraram a robustez do modelo teórico no contexto de alimentos. Nós também identificamos algumas moderações de fatores metodológicos, teóricos e culturais. Por fim, apresentamos extensões testadas ao modelo original. A contribuição teórica deste estudo está na consolidação de resultados preliminares, identificação de moderadores e apresentação de um modelo robusto específico para o contexto de consumo de alimentos.
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