Podem as Pessoas com Deficiência Consumir? A ausência de PCDs em Peças Publicitárias
Informações
Código: EMA112
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 03 - Cultura e Consumo
Autores
Lucas Silva Barreto (Prog de Pós-Grad em Admin/UFU - Universidade Federal de Uberlândia) lucassbarreto@yahoo.com.br
CINTIA RODRIGUES DE OLIVEIRA MEDEIROS (Prog de Pós-Grad em Admin/UFU - Universidade Federal de Uberlândia) cintia@ufu.br
Veronica Angelica Freitas de Paula (Prog de Pós-Grad em Admin/UFU - Universidade Federal de Uberlândia) veronica@ufu.br
Resumo
Este artigo analisa como as pessoas com deficiência (PCDs) estão presentes na publicidade e propaganda no Brasil, por meio de uma análise de conteúdo das peças publicitárias elaboradas entre 2008 e 2017. Os resultados sugerem que a maioria das peças publicitárias analisadas não considerou as pessoas com deficiência como consumidoras, mas, sim, ao utilizar narrativas de superação e trilhas sonoras tristes, buscou a expressão de atitudes socialmente desejadas, melhoria da imagem e apelo emocional.
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