Escolarização e Consumo Distintivo - Um Estudo Sobre a Escolha dos Pais por uma Escola Internacional no Rio de Janeiro
Informações
Código: EMA109
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 03 - Cultura e Consumo
Autores
Rosmari Capra Sales (Mest Executivo em Gestão Empresarial/FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas/Esc Brasileira de Admin Pública e de Empresas) rcaprasales@gmail.com
Marisol Rodriguez Goia (Mest Executivo em Gestão Empresarial/FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas/Esc Brasileira de Admin Pública e de Empresas) marisol.goia@gmail.com
Resumo
O objetivo desta pesquisa é avançar na compreensão da escolha por escolas internacionais, entendendo a adesão a esse serviço por meio de uma perspectiva de consumo e cultura. Estudos sobre escolas de elite no Brasil interpretam o fenômeno à luz da distinção social, da aquisição de capital simbólico e da busca por inserção na elite local, adotando, majoritariamente, a perspectiva de Pierre Bourdieu. Realizou-se um trabalho de campo, inspirado na tradição antropológica, para verificar as expressões que esse consumo distintivo assume no contexto da Escola Britânica do Rio de Janeiro. Ao lado de observação participante, uma coleta de dados sistemática foi feita com grupos focais e entrevistas individuais, envolvendo 13 pais de alunos. Norteado pelo entendimento do caráter simbólico das práticas de consumo, o trabalho explora as representações sociais da referida escola, o tipo de networking estabelecido por intermédio dela e as visões “nativas” sobre o seu “elitismo”.
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