EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Subcultura de Consumo de Esporte de Alto Risco e a Construção do Habitus dos Paraquedistas


Informações

Código: EMA107
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 03 - Cultura e Consumo

Autores

Eline Gomes de Oliveira Zioli (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA/UEM - Universidade Estadual de Maringá) elinegomes@gmail.com
Evelini Lauri Morri Garcia (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA/UEM - Universidade Estadual de Maringá) evelinilaurimorri@hotmail.com
Olga Maria Coutinho Pepece (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA/UEM - Universidade Estadual de Maringá) opepece@gmail.com

Resumo

Os consumidores de esportes de alto risco se unem em grupos de consumo buscando a reconstrução da sua identidade dentro de subculturas. Contudo, reconhecendo as possíveis graves consequências físicas que estes esportes podem oferecer, a prática de tais atividades desperta atenção. O objetivo deste estudo é analisar a subcultura de consumo do paraquedismo a partir do habitus dos paraquedistas. Com embasamento teórico do habitus de Bourdieu (2004) e da subcultura de consumo, este estudo utiliza abordagem qualitativa com dados coletados em entrevistas semi estruturadas e observação não participante, analisados mediante análise francesa do discurso. A análise da subcultura de consumo do paraquedismo foi compreendida a partir do habitus dos seus praticantes, cujas expressões de distinção fundamentam-se na habilidade de “voar”, nos altos investimentos financeiros e na subversão do risco. Estas são formas pelas quais os seus membros criam marcos culturais e os tornam significativos.

Abrir PDF