Adoção de Pagamentos via Celular no Brasil
Informações
Código: EMA102
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 10 - Inovação, Tecnologia e Interatividade
Autores
Tharcísio Alexandrino Caldeira (Mestr e Dout em Admin de Empresas/IAG-A Esc de Negócios da PUC-Rio – IAG/PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Bacharelado em Administração/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais ) tharcisio.caldeira@ifsudestemg.edu.br
Jorge Brantes Ferreira (Mestr e Dout em Admin de Empresas/IAG-A Esc de Negócios da PUC-Rio – IAG/PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) jorgebf@gmail.com
Angilberto Sabino de Freitas (Mestr e Dout Acad em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Ciências Sociais Aplicadas - PPGA/ECSA/UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio) angilberto.freitas@gmail.com
Fernanda Leão Ramos (Mestr e Dout em Admin de Empresas/IAG-A Esc de Negócios da PUC-Rio – IAG/PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) leaoramos@gmail.com
Cristiane Junqueira Giovannini (Mestr e Dout em Admin de Empresas/IAG-A Esc de Negócios da PUC-Rio – IAG/PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Bacharelado em Administração/IBMEC-RJ - Faculdades IBMEC Rio de Janeiro) mestrekis@gmail.com
Resumo
Esta pesquisa investigou os principais fatores que influenciam a prontidão e aceitação dos serviços de pagamentos móveis no Brasil, com base na integração de construtos amplamente utilizadas na literatura sobre aceitação de tecnologias - como utilidade percebida e facilidade de uso percebida - e construtos relacionados a serviços financeiros, como confiança e qualidade percebida. Além disso, este estudo também investigou como esses construtos são influenciados pela prontidão para a tecnologia (Parasuraman, 2000). Para testar o modelo proposto, 402 questionários foram analisados, usando modelagem de equações estruturais (SEM). Os resultados mostraram que a aceitação de pagamentos móveis é diretamente influenciada pela confiança relacionada ao serviço e pela qualidade percebida do serviço.
Abrir PDF