EMA 2018

Trabalhos Apresentados


INFLUÊNCIAS DOS VALORES PESSOAIS NO ATO DE PRESENTEAR: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DO BRASILEIRO NA COMPRA DE PRESENTES


Informações

Código: EMA92
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor

Autores

Sérgio Cruz Passos (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) sergio@take.net
RAMON SILVA LEITE (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) ramonsleite@gmail.com

Resumo

O consumo de presentes é de extrema relevância para a economia, uma vez que grande parte das vendas do comércio é realizada em épocas tradicionalmente marcadas pelo presentear, como o Natal. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo propor e validar um modelo que mensura a influência dos valores pessoais no ato de presentear, algo aparentemente inédito na academia brasileira e pouco explorado no exterior. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, operacionalizada por meio de uma survey junto à 1.085 consumidores brasileiros. Através da modelagem de equações estruturais foi possível verificar que cinco valores pessoais exercem influência sobre o presentear. Esta pesquisa preencheu uma importante lacuna nos estudos brasileiros sobre a teoria do Gift Giving ao incorporar a Teoria dos Valores Pessoais na compreensão das atitudes e comportamentos dos consumidores, além de constatar a validade e confiabilidade de escalas de presentear que ainda não haviam sido utilizadas no Brasil.

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