EMA 2018

Trabalhos Apresentados


O PAPEL DOS SISTEMAS DE MARKETING NO BEM-ESTAR DA SOCIEDADE


Informações

Código: EMA91
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade

Autores

Valcir Marcilio Farias (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) valcirfarias@yahoo.com.br

Resumo

Discussões acerca do papel dos sistemas de marketing na sociedade têm sido recorrentes no meio acadêmico. Há pesquisadores que entendem que o Marketing faz parte do problema e há os que defendem que ele contribui para a solução do problema. Os sistemas de marketing atuam de maneira abrangente, e esta atuação tem impactos na sociedade. O objetivo deste ensaio é discutir o papel do marketing na qualidade de vida e no sentimento de bem-estar da sociedade. Para tanto realizou-se uma revisão de literatura sobre o bem-estar do consumidor, e sobre as influências dos sistemas de marketing na qualidade de vida e sentimento de bem-estar. Conclui-se que os sistemas de marketing têm um papel preponderante na promoção da qualidade de vida e o bem-estar da sociedade na medida em que suas funções promovem desenvolvimento econômico e social nas comunidades.

Abrir PDF