Prognóstico do Comportamento dos Consumidores de Marcas de Fast Food a partir de suas Atitudes
Informações
Código: EMA79
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 02 - Pesquisas Experimentais em Comportamento do Consumidor
Autores
CELIO GOMES DE LIMA JUNIOR (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA/UNIFOR - Universidade de Fortaleza) celio_gl@yahoo.com.br
JOSÉ SARTO FREIRE CASTELO (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA/UNIFOR - Universidade de Fortaleza) sarto@unfor.br
Resumo
Pesquisas sobre atitude têm sido significativas para a área de comportamento do consumidor, afinal todo comportamento passa por uma avaliação. Este estudo objetiva analisar a capacidade dos testes de mensuração de atitudes em prognosticar o comportamento dos consumidores de duas marcas líderes de restaurantes fast food. As atitudes implícitas são medidas utilizando o Teste de Associação Implícita (TAI) e, as explícitas, empregando-se uma escala validada para o segmento de alimentação. Por fim, realiza-se a simulação de uma tarefa de consumo on-line por computador. Uma regressão linear múltipla é utilizada para identificar se os resultados do TAI e das medições em escala explícita de atitude foram estatisticamente significativos para prognosticar os comportamentos simulados de consumo. Os resultados demonstram que a capacidade do TAI de predizer comportamentos relacionados a compra é significativo, até mais do que a atitude explícita que também se mostra útil para predição do comportamento de consumo.
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