Marketing em Eleições Proporcionais: Mapeamento e Análise de uma Rede de Apoiadores Políticos no DF
Informações
Código: EMA71
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 05 - Estratégias de Marketing e Marketing Internacional
Autores
FAGNER DE OLIVEIRA DIAS (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UnB - Universidade de Brasília) fagner.pmdf@gmail.com
Edgar Reyes Junior (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UnB - Universidade de Brasília) edreyes@unb.br
Flavio Saab (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UnB - Universidade de Brasília) flaviosaab@yahoo.com.br
Carlos Alberto Zem (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc Sup de Agricultura “Luiz de Queiroz” - PPGA/ESALQ/USP - Universidade de São Paulo) zem.marketing@gmail.com
Resumo
Um dos principais desafios em uma campanha política é a formação da reputação do candidato. Na disputa de cargos eleitorais proporcionais, a indicação pessoal tem se mostrado a forma mais efetiva para alcançar êxito. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo realizar o mapeamento e a análise da rede de apoiadores de um candidato a deputado distrital em Brasília. Foi realizada uma pesquisa com perguntas de caráter sociodemográfico e perguntas de aspectos relacionais. A metodologia utilizada foi a análise da rede social (ARS) de uma rede egocêntrica, com nove atores sementes entrevistados, obtendo um total de 31 entrevistados e 232 atores. Foram analisadas as centralidades de grau, intermediação e poder de Bonacich para identificação dos atores privilegiados da rede. Como resultado apresenta-se as fragilidades e potencialidades da rede, bem como os aspectos percebidos de um deputado ideal, sendo eles, honestidade, capacidade de trabalho e ouvir a população.
Abrir PDF