RESISTÊNCIA DO CONSUMIDOR E COMPARTILHAMENTO DO ESPAÇO PÚBLICO: UM ESTUDO SOBRE O CICLISMO URBANO
Informações
Código: EMA67
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 03 - Cultura e Consumo
Autores
Ronan Torres Quintão (Graduação em Administração/IFSP e Prog de Pós-Grad em Admin - PPGA/CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) rtquintao@gmail.com
Gabriela Maria de Freitas (Tecnólogo em Arquitetura/IFSP) gabrielamariadefreitas@gmail.com
Lucas Gabriel Fernandes de Oliveira (Graduação em Administração/IFSP) lg_fernandes@outlook.com
Simone Marília Lisboa (Graduação em Administração/IFSP) simonelisboa@gmail.com
Resumo
O espaço público das cidades reflete a estrutura social e condição econômica da sociedade sendo mediado e altamente influenciado pelas políticas governamentais e instituições privadas, que definem como e para quem os espaços urbanos serão construídos. A pesquisa busca entender como consumidores excluídos, ou não considerados no planejamento do espaço urbano, lidam constantemente com as forças das estruturas sociais e os limites das fronteiras de uso do espaço público. Os dados da pesquisa qualitativa realizada foram coletados no contexto do ciclismo urbano na cidade de Jacareí por meio de entrevistas em profundidade e observação, sendo analisados tendo como base a abordagem hermenêutica. Como resultado, a pesquisa explica como os consumidores excluídos do uso do espaço urbano utilizam as seguintes estratégias (1) ocupação e (2) disputa dos espaços, além da (3) transgressão das leis como forma de resistência ao domínio dos demais agentes de mercado.
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