Aceitação e Uso de Programas de Cashback: Um Estudo Estendido a partir do Modelo UTAUT2
Informações
Código: EMA60
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor
Autores
Juliana Maria Magalhães Christino (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD/UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) julianam.prof@gmail.com
Thaís Santos Silva (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD/UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) tha.silva25@gmail.com
Erico Aurelio Abreu Cardozo (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD/UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) erico.cardozo@gmail.com
Patrícia de Paiva Nunes (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD/UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) paiva.patricianunes@gmail.com
Resumo
O crescimento da internet e a popularidade das compras online impulsionaram o desenvolvimento de estratégias de marketing digital e de afiliação. O objetivo desse artigo foi, a partir do Modelo de Aceitação de Tecnologia Estendido (UTAUT2), identificar os fatores que levam os consumidores a adotarem os programas de cashback. Indivíduos que conheciam a ferramenta responderam a survey da pesquisa, em Outubro de 2017, analisada pelo Modelo de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PSL-SEM). Os resultados apontaram a eficácia do modelo proposto e a influência dos construtos: expectativa de desempenho, hábito e motivações hedônicas, sobre a intenção de uso dos indivíduos. Ademais, os construtos: aspectos comportamentais, condições facilitadores, hábito e intenção de uso também apresentaram relação positiva e direta com o comportamento de uso. A pesquisa contribui para a compreensão do comportamento do consumidor, bem como na identificação e desenvolvimento de estratégias de melhorias e expansão do cashback no Brasil.
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