A reputação do vendedor dentro do modelo de e-marketplace B2C e seu impacto na intenção de compra
Informações
Código: EMA58
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 10 - Inovação, Tecnologia e Interatividade
Autores
Felipe Malak (Mestr e Dout em Admin de Empresas/IAG-A Esc de Negócios da PUC-Rio – IAG/PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) malakfelipe@gmail.com
Jorge Brantes Ferreira (Mestr e Dout em Admin de Empresas/IAG-A Esc de Negócios da PUC-Rio – IAG/PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) jorgebf@gmail.com
Resumo
A vez das plataformas de marketplace online finalmente chegou no Brasil, um modelo de negócio que conecta compradores com vendedores por meio de um intermediário. Essa pesquisa busca investigar a importância relativa das percepções do comprador sobre as reputações dos vendedores terceiros e seus efeitos sobres as percepções de risco percebido e confiança dos consumidores, avaliando os consequentes impactos na intenção de compra em marketplaces. Os dados obtidos por meio de uma survey com 309 respondentes, testados via modelagem de equações estruturais, confirmam as hipóteses elaboradas. Algumas sugestões são propostas para que empresas do setor de e-commerce otimizem seus esforços dentro e fora de ambientes de marketplaces online.
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