EMA 2018

Trabalhos Apresentados


A Cocriação de Valor Aplicada ao Mercado Industrial: Estudo de Caso na Empresa Kerry do Brasil


Informações

Código: EMA55
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 06 - Marketing de Serviços, de Relacionamento e de Vendas

Autores

Jorge Tenório Fernando (Prog de Estudos Pós-Graduados em Admin/PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) jtfernando@uol.com.br
Alexandre Luzzi Las Casas (Prog de Estudos Pós-Graduados em Admin/PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) alascasas@terra.com.br

Resumo

Cada vez mais se fala em cocriação de valor como um dos caminhos de êxito para crescimento sustentável das empresas, sendo incorporada às estratégias de marketing. Entretanto, o conceito de cocriação tem sido frequentemente discutido e aplicado num contexto empresa-consumidor (B2C), com ênfase sobretudo em serviços mais do que produtos; ademais, poucos estudos versam sobre sua aplicação em mercados industriais através da cooperação empresa-empresa (B2B). Esse artigo objetiva identificar e discutir a aplicação da cocriação de valor num contexto B2B por meio de uma pesquisa teórica sobre o tema, seguida de trabalho de campo e elaboração de um estudo de caso de uma empresa multinacional do ramo de alimentos e bebidas no Brasil. Como resultado, foram identificadas diferenças e semelhanças entre as duas abordagem para cocriação, destacando-se o grau de responsabilidade entre as partes, os riscos envolvidos bem como as vantagens e benefícios da abordagem para os mercados industriais.

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