Cozinhando Como Um Chef ... A Coprodução E Os Valores Pessoais Do Cliente De Restaurante Fast Casual
Informações
Código: EMA44
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor
Autores
Aline de Souza Freire (Mestr em Admin e Desenv Empresarial – MADE/UNESA - Universidade Estácio de Sá) alinesfreiremade@gmail.com
Irene Raguenet Troccoli (Mestr em Admin e Desenv Empresarial – MADE/UNESA - Universidade Estácio de Sá) irene.troccoli@estacio.br
Resumo
Investigando junto a consumidores masculinos cariocas de restaurante fast casual que permite a coparticipação do cliente na confecção dos pratos, esta pesquisa qualitativa apoiada na Teoria Meios-Fins identificou os valores pessoais que são satisfeitos por meio deste consumo. Além disso, de forma inédita na literatura brasileira, agregou esta identificação aos princípios da coprodução e da cocriação de valor entre estes clientes e o prestador. Com clara referência para êxito pessoal, “realização” revelou-se o valor pessoal de maior destaque. Já a cocriação de valor ficou evidenciada a partir dos esforços da marca em construir uma relação única com o cliente, pautada na coprodução dos pratos - processo que se provou capaz de fazer o consumidor se sentir um chef de cozinha, com seu poder de escolha na coprodução “empoderando-o” e levando-o a um patamar experiencial.
Abrir PDF