Consumo e Mobilidade Urbana: Um Estudo com Foco em Pessoas com Deficiência Visual
Informações
Código: EMA33
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade
Autores
Danilo Machado de Oliveira Almeida (Graduação em Administração Pública/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) danilo1995.au@gmail.com
Thales Fernandes de Abreu João (Graduação em Administração/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ) thalesjoao@yahoo.com.br
Marina Dias de Faria (Graduação em Administração /Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ) marinafaria86@hotmail.com
Resumo
Historicamente, pessoas com deficiência foram marginalizadas e excluídas do papel social de consumidores. Com o crescimento dos centros urbanos desacompanhado de serviço de transporte público de qualidade, estas pessoas perderam também o acesso à cidade. Este artigo tem como objetivo analisar como a mobilidade urbana afeta o consumo das pessoas com deficiência visual na cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, foram entrevistados alunos do Instituto Benjamin Constant. Os resultados apontaram que os obstáculos de mobilidade urbana dentro e fora dos ambientes de consumo são determinantes para moldar os comportamentos das pessoas com deficiência visual como consumidoras.
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