Ensaio Teórico sobre Práticas Contemporâneas de Marketing: Desafios e Possibilidades
Informações
Código: EMA30
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 06 - Marketing de Serviços, de Relacionamento e de Vendas
Autores
Lenoir Hoeckesfeld (Prog de Pós-Grad em Admin/Cursos de Mestr Acad em Admin e Dout em Admin e Turismo/UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) leno.adm@gmail.com
Aléssio Bessa Sarquis (Prog de Pós-Grad em Admin/Curso de Mestr em Admin – PPGA/CMA/UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina) alessio.sarquis@unisul.br
Gisela Demo (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UnB - Universidade de Brasília) giselademo@gmail.com
Resumo
As práticas contemporâneas de marketing (PCM) podem ser utilizadas para estabelecer relacionamentos com clientes e alcançar os objetivos da organização. Há carência de estudos sobre o tema, especialmente no setor de serviços profissionais. No Brasil, há necessidade de ampliar as pesquisas sobre o tema. Este ensaio descreve as práticas contemporâneas de marketing na perspectiva relacional e no contexto do setor de serviços profissionais. Afirma que as práticas contemporâneas de marketing têm sido estudadas em diversos países e possibilitaram ampliar o conhecimento acadêmico por meio da ligação entre teoria e prática. Revelou que na produção científica internacional há predominância de estudos com abordagem qualitativa e uso dos métodos análise de conteúdo e análise de cluster. Ao final, o estudo apresenta proposta de direcionamento para futuros estudos sobre o tema.
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