PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DOS CANDIDATOS A CARGOS PÚBLICOS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES NA VISÃO DO ELEITOR
Informações
Código: EMA26
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade
Autores
Alice Silva Duarte (IFMA) alice_lili16@hotmail.com
Lindemberg Costa Junior (IFMA e Prog de Admin de Empresas/FUCAPE Business School/FUCAPE - Fund Instituto Capixaba de Pesquisas em Contab, Economia e Finanças) lindemberg.junior@ifma.edu.br
Resumo
Comparar os atributos de qualidade dos candidatos a cargo eletivo que são considerados por homens e mulheres foi o objetivo dessa pesquisa. A literatura analisa e compara os atributos que levam o consumidor a escolher por um determinado produto, e alguns comparam a relação do Marketing Comercial com o Marketing Eleitoral. Para identificar os atributos de qualidade dos candidatos do sexo masculino e feminino na visão dos eleitores, optou-se por metodologia quantitativa, com caráter descritivo e corte transversal. Utilizou-se questionário capaz de mensurar os atributos de candidatos nas visões dos votantes. Foram realizadas análises das comparações das médias entre os sexos masculinos e femininos, e os resultados apontaram diferentes percepções em ambos os sexos. Observou-se que os eleitores são criteriosos na escolha de um candidato ao Poder Executivo, porém, homens e mulheres pensam de maneira diferente na hora de decidir seu voto.
Palavras-chave: Marketing Eleitoral; Política; Gênero.
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