EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Construção Social dos Mercados: Considerações sobre a Constituição dos Mercados através das Práticas


Informações

Código: EMA25
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 04 - Teoria, Epistemologia e Métodos de Pesquisa em Marketing

Autores

João Luis de Sousa (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFLA - Universidade Federal de Lavras) joaoluisds@gmail.com
Valéria da Glória Pereira Brito (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFLA - Universidade Federal de Lavras) vgpbrito@dae.ufla.br

Resumo

A economia possui um papel central na manutenção e desenvolvimento da sociedade, principalmente por promover a troca de produtos e serviços através dos mercados. Tradicionalmente, os mercados foram conceituados como fenômenos naturais da sociedade, onde pessoas ofereciam mercadorias e trocavam por outros tipos de produtos ou capital e essa dinâmica entre oferta e demanda é que regulava o funcionamento dos mercados. Porém, novos estudos no campo da sociologia começaram a questionar a neutralidade dos mercados, percebendo que eles são o resultado de uma construção social regulados e moldados por práticas. Desta forma, neste trabalho objetiva-se desenvolver uma discussão teórica em torno da constituição dos mercados através das práticas e, assim, compreender as possibilidades de estudos para a pesquisa em marketing. Para isto, foi feita uma revisão bibliográfica que se explorou o desenvolvimento dos estudos na Nova Sociologia Econômica e, de modo específico, aos estudos em torno das práticas de mercado.

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